sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Motivação

 
Mateus 25:18 - Mas o que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor.
 
 

  Nós conhecemos a parábola dos dez talentos. Uma comparação entre o Reino de Deus e a posição dos cristãos em relação ao mesmo. Antes disso, Cristo já havia tratado com parábola a necessidade de vigilância quando usou de comparação as dez virgens aguardando a chegada do Noivo.
  Fato é, que O Senhor que nos distribuiu dons para usá-los em seu Reino para edificação do corpo e de almas que se perdem, irá voltar, e cobrará de cada um de nós.
  Temo quando leio esse texto, pois o final de um mau e negligente servo será nas trevas exteriores onde haverá pranto e ranger de dentes, e se hoje o Senhor viesse a nos pedir conta, como nós estaríamos?
  A partir dessa pergunta é que gostaria de deixar minha reflexão sobre o tema: MOTIVAÇÃO.
  Jamais poderemos realizar alguma tarefa se não nos sentirmos motivados pela tal tarefa. Sendo assim alguns pontos quero destacar quando falamos em motivação dos cristãos para a realização das tarefas do Reino dos céus:
  1- Grande parte dos cristãos estão desmotivados pelo Reino de Deus - Não são poucos os que para não terem suas consciências acusadas apenas frequentam os cultos aos domingos ou algum dia da semana e apenas isso. Não se sentem motivados para a realização de algum projeto, de algum propósito envolvendo os irmãos ou a igreja, de serem ceifeiros que se apresentam para o trabalho do seu Senhor. Não entendo, como aqueles que dizem amar a Deus acima de todas as coisas, não realizam nada por não sentirem motivação para realizarem. Partindo das Escrituras, culpo essa esterilidade e desmotivação de cada um de nós, pois Aquele que concedeu os dons, conhece nossa capacidade, e se nada tem sido feito, não podemos culpar a ninguém, senão a nós mesmos.
  2- Com valores mudados, a motivação mudou o sentido - Se a motivação parte do interesse de realização de alguma tarefa, devido a alta propaganda e marketing visual pelos valores desta vida, vejo que muitos que perderam a motivação pelo Reino de Deus, estão motivados pelo reino deste mundo. Deixaram de ser ativos e motivados a exercerem funções no Reino, mais estão ativos e motivados para a realização de coisas mundanas. Jesus já havia ensinado que onde está o tesouro do homem, ali estará também o seu coração. O zelo, a preocupação e a dedicação pelas coisas dos homens tem se tornado a atrativo de muitos cristãos.
  Sempre lembrando da responsabilidade que devemos ter com nossos compromissos, deixando assim um rastro de conduta irrepreensível, mais não podemos deixar de lado tão grande obra que o Senhor nos delegou.
  Me lembro de Neemias na reconstrução dos muros de Jerusalém, tão motivado pela obra que não deixou ser levado pelas atrações e distrações dos homens que intentavam para a obra. Tome cuidado com as distrações que o mundo proporciona para que não se veja abandonando a obra. E na verdade, a obra só obteve êxito porque o coração do povo se inclinava a trabalhar (Ne 4.6b).
  3- Não ter nada para fazer é a desculpa apresentada para justificar o desânimo - Como é e sempre será mais fácil abandonar uma causa do que lutar por ele, muitas aplicam a desculpa de não ter nada para fazer ou não saber fazer nada. Porém, isto não se encontra nas Escrituras que um membro é inútil no corpo da igreja. Podemos não possuir muitos dons, mais somos membros de um corpo que só irá se movimentar bem, se todos os membros exercerem suas funções. Muito dos casos (talvez a maioria) de igrejas que não progridem está na ociosidade e falha nos membros (trabalho) deste corpo. Quando cada um exerce sua função, então todo corpo se torna sadio e produtivo para glória de Cristo, que é o Cabeça. Há diversas passagens que nos ensinam de que maneira podemos ser produtivos no Reino de Deus nos dando motivação para o trabalho, são elas:
  * Hebreus 10:24 - Consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras - Não menosprezar um irmão, considerá-lo como uma pessoa importante no Reino de Deus, traz estímulo, motivação ao amor e ás boas obras. Muitos também se encontram desmotivados por palavras de outros irmãos que desmereceram uma obra realizada pelo mesmo.
  * Hebreus 13:16 - Não vos esqueçais de fazer o bem e de repartir com os outros, pois com tais sacrifícios Deus se agrada - O ensinamento é prático e simples de entender: fazer o bem e repartir com os outros. As vezes queremos fazer tanto, pensamos em realizar tantas coisas e acabamos não fazendo nada. Quando na verdade, simples gestos e atitudes movem o coração de Deus.
  * Marcos 2:3 - Vieram ter com ele conduzindo um paralítico trazido por quatro - Conhecemos a passagem deste paralítico sendo colocado pelo telhado para ser curado por Cristo. Aqui aprendemos um princípio importante: A atenção redobrada para com aqueles que sozinhos não podem vir a igreja por algum motivo especial, então devemos nos sentir motivados por Deus a trazê-los para Cristo.
A grande preocupação que tenho hoje em nossos dias é o egoísmo e também a falta de amor ao próximo. Pois quando esse dois sentimentos entram e permanecem no coração dos cristãos, então se torna inútil sua vida como discípulo. Quando nos comportamos como o mundo, nos tornamos ineficazes, perdemos a voz profética (Reverendo Augusto Nicodemos).

  Conclusão.
  Não há desculpas para não se sentir motivado porque a seara é realmente muito grande e tem espaço para todos que quiserem trabalhar, Jesus já havia chamado a atenção dos seus discípulos: João 4:35
Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa.
E hoje, a você que está lendo este artigo, eu lhe pergunto: Como andam suas obras? Se O Senhor da ceara viesse a prestar contas, como estaria seu trabalho? Minha palavra ao seu coração é: Lembre de onde parou, e comece com toda motivação que o Espirito de Deus dará a você. Não olhe para os lados, não desanime no meio do caminho e se desanimar, ora a Deus pelo renovo. Persista, insista. E então poderá nos grande Dia ouvir do Seu Senhor: Mateus 25:23 - Disse-lhe o seu SENHOR: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.

Em Cristo,
Pr Jeferson Rangel.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...