terça-feira, 1 de outubro de 2013

Nicodemos - nascido de novo

João 19:39 - E foi também Nicodemos (aquele que anteriormente se dirigira de noite a Jesus), levando quase cem arráteis de um composto de mirra e aloés.
 
  Nascer de novo, regeneração. Um tema e uma doutrina. E me arrisco a dizer talvez a mais importante do Novo Testamento. Um sermão apresentado em particular pelo Nosso Mestre. Quem seria esse felizardo? Um príncipe fariseu chamado Nicodemos.
  Um homem que de noite foi ter uma conversa com Cristo trazendo a certeza em seu coração que Jesus vinha de Deus. E esse homem tem o privilégio de escutar diretamente do Mestre uma das bases da fé cristã e o centro de toda a Escritura: João 3:16.
  Oxalá pudéssemos ter esse particular mais vezes com Deus para as riquezas de Sua glória serem reveladas a nós.
  Nicodemos ouve de Cristo um diálogo que ele não esperava ouvir: a necessidade de todas as pessoas nascerem de novo. Esse ensino foi uma novidade e um espanto para o mestre em Israel, mais Jesus de maneira enfática e repetitiva diz: Quem não nasce da água e do Espírito não poderá entrar no reino de Deus, quem nasce da carne é carne (sempre por natureza perdido), mais quem nasce do Espírito é espirito (passa a ser espiritual).
  Talvez no presente momento Nicodemos com toda a sua sabedoria terrena se sentiu perdido diante do ensino de Cristo, mais como as Escrituras tem poder para penetrar no mais profundo de um homem, essas palavras tornariam vida dentro deste fariseu.
  Mais adiante em uma calorosa discussão acerca de Cristo, esse homem que antes foi ter de noite com Cristo, agora se manifesta diante de seus amigos religiosos e companheiros de fé defendendo o Messias (João 7.50,51). E após a crucificação de Cristo quem está lá com José de Arimatéia? Nicodemos, o que antes buscou a Cristo no escuro, agora diante de todos a luz do dia se manifesta como um discípulo de Cristo.
  Quando entendemos o nascer de novo, e deixamos de viver na carne (natureza caída) saímos do escuro e passamos a vivenciar a vida com Cristo. Muitos ainda embora estejam no reino estão sem participar e ver o reino de Deus pois ainda vivem na vida natural, mais quando se arrependerem e se entregarem de todo o coração ao Seu Salvador, então com ousadia defenderá a fé em Cristo e publicamente confessará ser um discípulo do Mestre.
  E você, já nasceu de novo ou ainda anda pelo escuro servindo a Cristo?
 
  Em Cristo,
  Pr Jeferson Rangel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...