quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Devocional a igreja à espera de Cristo - por Ev Alexandre Bernardo

A IGREJA ESPERA O CRISTO RESSURRETO

1-Foco

Focar em um sentido amplo, e manter fixo o olhar, e manter a determinação para se alcançar um objetivo, determinando prioridades para não se desviar para outra direção ou caminho.
Na trajetória de nossa existência como seres humanos , atribuímos valores as coisas que mais nos interessa e damos prioridade, estabelecendo metas para alcançar tal objetivo, fica a pergunta SERÁ QUE A VIDA ETERNA perdeu a importância para a igreja. Eu acredito que não era muito diferente na época que Jesus começou seu ministério, os judeus esperavam uma solução para seus problemas terrenos, a vinda do messias prometido para restabelecimento da nação de Israel como Reino terrestre. “Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? Atos 1:6 “, Noé foi o pregoeiro da sua época, “E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem.
Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos. Lucas 17:26-27”
Veja as pessoas não conseguiam ver a URGÊNCIA da salvação de suas vidas, quanto vale uma vida, sabemos não tem preço, embora tenha grande valor não se pode mensurar o preço de uma vida. Deus em Cristo manisfestou-se ao Homem, porque ele éra em carne e é agora ressurreto, a expressa imagem do Pai, SANTO, JUSTO, FIEL, BONDOSO, AMOROSO E MISERICORDIOSO, para aqueles que o receberam e o buscam com sinceridade.
Ele deixou uma prioridade aos seus primeiros discípulos estando já ressurreto: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” Marcos 16:15. Pediu que eles focassem na mensagem da pregação do evangelho. Sejamos sinceros a IGREJA é realmente evangélica atualmente ou um lugar para shows e entretenimento Gospel, se valendo de todos os meios e fins, atenuando a mensagem ou adequando-a para que seja mais aceitável aos seus ouvintes. A IGREJA VERDADEIRA é Bíblica, FOCADA, firmada e estabelecida sobre a rocha, a pedra de esquina CRISTO.
Para o homem existem varias igrejas e denominações, mais para Deus somente uma IGREJA e UM Povo os que Lhe obedecem e o Amam acima de tudo e de todas as coisas e o honram com sua vida; transformados pela propria ação deste Deus neles, Que tem prazer e regozijam em serem exortados pela sua palavra, vivem com um fardo leve, embora as aflições façam parte da trajetória de todos que o receberam como JUSTO E JUSTIFICADOR de suas almas. Deus não faz acepção de pessoas, porem conhece os caminhos dos SANTOS E DOS IMPIOS. No Céu só é reconhecida duas classes de Pessoas, os que o AMAM OU ODEIAM,OS QUE O REJEITAM OU ACEITAM.
Os tempos mudam mais os homens permanecem os mesmos, degradação moral, Orgulhosos de seus feitos, promíscuos, etc., são aqueles que nunca conheceram a CRISTO e vivem de tal forma alheio ao seu amor por ignorância, Ruim claro, mais ser desprezado por aqueles que professam seu nome e dizem adora-lo é um insulto. Mas ele já viu isto antes e não o surpreende tal atitude de seu povo.
Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído Isaías 29:13
Muito mais que atitudes de suposta Fé, diante de um Deus que é capaz de esquadrinhar e ver a mais profunda das intenções dos corações do homem, ele espera ser honrado de verdade,que Seu POVO venha dar testemunho que ele existe e vive em seu corpo místico a IGREJA.
Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. Atos 1:8

2-ESPERANÇA TERRENA

Na vida objetivamos dia a dia, é o que chamamos as vezes de sonhos, e nos esforçamos para alcança-los.
Com o que deveria a igreja de cristo sonhar e trabalhar para alcançar. Qual seria a verdadeira esperança da igreja, o que os primeiros discipulos esperavam de Deus nos primordios da igreja?
Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. 1 Coríntios 15:19
Há uma teologia miserÁvel sendo disseminado na igreja, levando a crença que sua fé em Cristo lhe dá o direito de possuir sempre o melhor desta terra. E sabemos que nem sempre usufruimos do melhor desta terra, e muitos cristãos frustrados com cristo e a igreja ,muitas vezes depressivos com sentimento de culpa,com um fardo pesado sob os ombros que JESUS jamais colocou ou determinou que alguem colocasse. Fazendo da fé uma moeda de troca e outras coisas inadmissíveis ao cristianismo autêntico.
Essa praga tem sido motivo de escarnio para Fé cristã. Criando igrejas materialistas, crentes superficiais, incapazes de compreender a grandeza do evangelho e impossibilitados de desfrutar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.
A esperança terrena prende-nos a esta terra com sua mazelas, com foco limitado e sem vida abundante, prisioneiros de coisas, materialistas, tendo aparência de águias e vivendo como galinhas. A grandeza do evangelho e o pleno conhecimento de CRISTO e sua obra ficam embaçadas em uma mente pequena.
É preciso LIBERTAR da escravidão, aqueles que vivem sob o ótica de que DEUS é nosso SUPERMERCADO, onde podemos ir até ele e ele nos enchera de coisas desde que paguemos certo preço, rebaixando sua GLORIA , PODER E HONRA.
A sociedade do Século 21 é materialista, totalmente consumista; quanta coisa inútil é adquirida por impulso e depois vê-se que não havia necessidade. Somos bombardeados pelo senhores do marketing, dizendo que você merece um carro melhor, uma casa na praia, um relógio de Ouro, etc. Muitos andam ansiosos por tudo aquilo que e terreno.
Jesus advertiu seus primeiros ouvintes dizendo:
Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
(Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;

Mateus 6:31-32

A maior necessidade da humanidade qual seria?
Eu vejo uma busca louca por coisas visando à satisfação pessoal e um bando de frustrados, drogados, promíscuos, bêbados. Ladrões, na classe rica e pobre. Há de se concluir que coisas não satisfazem a uma necessidade essencial das pessoas.
Acredito que o homem busca FELICIDADE – na família, profissionalmente, na sociedade e não encontra nas coisas que adquire nesta terra.
O pecado, a transgressão da lei de Deus, deixou um vazio existencial e sentimento de abandono no ser humano, daí todos buscarem aceitação e felicidade, uma PAZ, que venha soterrar essa cratera no peito de cada individuo.
E uma igreja terrena e materialista, nada mais e que uma congregação de frustrados e infelizes. A esperança terrena aprisiona e a CELESTIAL LIBERTA-NOS,
Quando temos como alvo olhar para ele, viver para ele, andar nele - oh aleluia ainda que nos lancem em uma cova com Leões famintos temos PAZ, ainda que nos apedrejem e nos matem vemos os Céus aberto e ele nos chamando para seu seio.
Não Julgo que seja ilícito desfrutar do bom deste mundo, cada um goze do bem que Deus lhe concedeu porem o Homem mais Sábio e Rico que Já houve nesta terra que possuiu de tudo quanto Quis servos, servas, palácios, vinhas, todo ouro de sua época, a mente mais Brilhante de seu tempo disse: TUDO E VAIDADE.
Disse eu no meu coração: Ora vem, eu te provarei com alegria; portanto goza o prazer; mas eis que também isso era vaidade.
Ao riso disse: Está doido; e da alegria: De que serve esta?
Busquei no meu coração como estimular com vinho a minha carne (regendo porém o meu coração com sabedoria), e entregar-me à loucura, até ver o que seria melhor que os filhos dos homens fizessem debaixo do céu durante o número dos dias de sua vida.
Fiz para mim obras magníficas; edifiquei para mim casas; plantei para ttamim vinhas.
Fiz para mim hortas e jardins, e plantei neles árvores de toda a espécie de fruto.
Fiz para mim tanques de águas, para regar com eles o bosque em que reverdeciam as árvores.
Adquiri servos e servas, e tive servos nascidos em casa; também tive grandes possessões de gados e ovelhas, mais do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém.
Amontoei também para mim prata e ouro, e tesouros dos reis e das províncias; provi-me de cantores e cantoras, e das delícias dos filhos dos homens; e de instrumentos de música de toda a espécie.
E fui engrandecido, e aumentei mais do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém; perseverou também comigo a minha sabedoria.
E tudo quanto desejaram os meus olhos não lhes neguei, nem privei o meu coração de alegria alguma; mas o meu coração se alegrou por todo o meu trabalho, e esta foi a minha porção de todo o meu trabalho.
E olhei eu para todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também para o trabalho que eu, trabalhando, tinha feito, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito, e que proveito nenhum havia debaixo do sol.
Então passei a contemplar a sabedoria, e a loucura e a estultícia. Pois que fará o homem que seguir ao rei? O mesmo que outros já fizeram.
Então vi eu que a sabedoria é mais excelente do que a estultícia, quanto a luz é mais excelente do que as trevas.
Os olhos do homem sábio estão na sua cabeça, mas o louco anda em trevas; então também entendi eu que o mesmo lhes sucede a ambos.
Assim eu disse no meu coração: Como acontece ao tolo, assim me sucederá a mim; por que então busquei eu mais a sabedoria? Então disse no meu coração que também isto era vaidade. ( Eclesiastes 2:1-15)

3 – ESPERANÇA CELESTIAL

Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo . Filipenses 3:13,14,20

Nada mais original que começar-mos com a mensagem de Paulo na carta para igreja de Filipos. Podemos ver a preocupação do PASTOR Paulo de Tarso, em comunicar com a pobre porém generosa Igreja de Filipos, encorajando-a prosseguir na Sua Fé em Cristo Para alcançar o Premio, a Ressurreição dos mortos ou a viva esperança da Volta de seu SALVADOR.
É URGENTE a necessidade de levar a Igreja atual a esta Visão Celestial, de um lugar preparado para a Noiva de Cristo, preparado por ele, para seus redimidos.
Sem vida espiritual abundante, somos considerado como os FARISEUS E SADUCEUS, tendo aparência de piedade mas, negando a fé com nossos atos.
Quão deprimente são as reunião de Oração em algumas igrejas 10% de Joelhos dobrados, agora faça um show Gospel com alguns nomes da mídia evangélica, sua igreja não terá espaço suficiente para comportar a multidão.
Nós sabemos erguer nossos ÍDOLOS também. Infelizmente é verdade.
E não é digno aquele que morreu por eu, voce, a humanidade, ter 10,20 minutos de Joelhos perante sua face. Em Isaías cap. 6 vemos os querubins dizendo somente uma coisa diante sua majestosa presença, SANTO,SANTO,SANTO é o Senhor dos exércitos, todo céu esta cheio da sua gloria.
A bíblia diz: não é por força ou violência, mais pelo meu ESPIRITO. (SANTO)
Somente um avivamento poderá restaurar a paixão da IGREJA PELO CÉU,PELO SEU SALVADOR, PELA SUA PROVIDENCIA, PELA SALVAÇÃO ETERNA e ai sim ela se preocupará com os perdidos.
Observe, cada MUÇULMANO é um missionário, os TJ que conheço são missionários de sua causa terrestre, e EU, e VOCÊ e sua igreja.

4-O PÚLPITO

Há algumas décadas vivo dentro da igreja como criança, jovem, adulto e até Jesus voltar ou me chamar para a eternidade espero ser um canal da vida dele fluindo em minha vida, ainda que espero crescer e muito na graça e conhecimento e não me julgo ter alcançado a plenitude, mais me considero um pequeno servo.
Já ouvi e participei de incontáveis palestras, sermões de todos os tipos,seminários, encontros de senhoras, reuniões de orações emfim, todo tipo de liturgia bíblica e não Bíblica, algumas vezes foram só historias e entretenimento.
E tenho observado neste últimos dias que SALVAÇÃO, CÉU,INFERNO,PECADO,DIABO E JESUS principalmente não participam mais de alguns púlpitos como liturgia, está bem talvez não precisamos falar do derrotado, talvez um vez por ano só. (Risos), você duvida ?, as vezes pregamos SOBRE SANSÃO, NEEMIAS,JOSE DO EGITO, 3 MESES SOBRE A VIDA DE JACÓ, BARNABÉ, e me desculpe embora não me tenha falado, acho que o diabo fica muito satisfeito.
O maior pregador depois de Jesus disse:
Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado. 1 Coríntios 2:2
Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho. (1 Coríntios 9:16).
Vejo Obreiros despreparados, usando o microfone falando o que não conheceu e tampouco vocacionado para o ministério, deram-lhe um prêmio por ser fiel nos dízimos e tempo de casa, ou porque é filho de Pastor, lamentável tal atitude. Daria par escrever mais um tópico Obreiros, mas isto iria acabar virando um livro (RISO).
Jesus sempre foi preocupado em tocar a mente de seus ouvintes, porque uma pessoa só muda quando pensa de outra forma e se convence, mudando suas atitudes.
Você que me acompanhou até aqui, tire suas conclusões, vejo que hoje a igreja precisa mais de pessoas que pensem que entendam sua Fé e expressem com verdades Bíblicas, do que pessoas pedintes, mendigos espirituais, veem igrejas lotadas delas, dependentes de um HOMEM (apóstolos, Bispos, etc.) para serem abençoadas.
Que Deus nos de Sabedoria em cristo e já nos deu, só está inerte, para sermos benção e não maldição nesta Era que se chama hoje, porque tudo que tenho é hoje, amanhã posso não esta aqui. Amém!

Ev Alexandre Gomes Bernardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...