terça-feira, 1 de outubro de 2013

A igreja que ora - estudo

O poder da igreja que ora.
Atos 12. 1-5


Temos nesses versículos uma parte da trajetória da igreja primitiva. O que aquela igreja composta por irmãos fiéis, fervorosos e ousados enfrentaram para que hoje tivéssemos conhecimento de Cristo e da sua palavra.

Após o martírio do diácono Estevão, ouve a dispersão dos cristãos para Fenícia, Chipre e Antioquia, levando com cada um deles também o testemunho de Cristo, fazendo assim com que o evangelho se espalhe por aqueles países tornando o Cristianismo a religião ascendente. A mão de Deus era com eles e um grande número creu e se converteu. Despertando a fúria de judeus e romanos.

Neste tempo, o rei Herodes, neto de Herodes o Grande, rei de toda Palestina quando Cristo nasceu, resolve se levantar também contra alguns dos cristãos e leva à morte ao fio da espada Tiago, irmão de João apóstolo, o primeiro mártir apóstolo. E vendo que os judeus se alegraram com isso, manda prender a Pedro também.

Devido a ocasião da festa que era santa, durante 7 dias seria impróprio uma execução, então Pedro é lançado na prisão e guardado por 16 soldados, quatro turnos de 4 soldados cada turno na vigilância de Pedro. A lei romana inquiria a pena do preso aos soldados que deixassem os presos escapar.

Pedro estava na prisão, mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus. Embora Tiago havia sido morto ao fio da espada, os irmãos se põem diante de Deus em intercessão pelo apóstolo do Senhor.

A intercessão da igreja por Pedro, promove a libertação miraculosa do apóstolo, saindo da prisão entre os quatro soldados e ninguém o vê saindo pelas mãos do anjo. Desta passagem podemos tirar alguns ensinos para nossas vidas e para a vida da igreja em um todo:

1- Uma igreja que tinha costume de orar.

Podemos ver em Atos 1.14 vemos que o início desta reunião com os primeiros apóstolos e discípulos eles perseveravam unânimes em oração e súplicas.

A vitória de um povo cristão não está em marketing e estratégias humanas, mais sim no poder da oração. Tudo é possível ao que crer, e para crer é preciso orar. Tiago diz em sua epístola que a oração de um justo é poderosa e eficaz. Em Atos 2.1 e 4.24, nós vemos que unânimes e unidos essa igreja orava a Deus. Diante de extrema perseguição, o único escape era a oração. Que venhamos aprender com os primeiros irmãos na fé: ter costume de orar em todo o tempo. Que possamos resgatar a maior fonte de poder e respostas que Deus pode dar à igreja: a oração.

2- Uma igreja que tinha compaixão pelo irmão.

Notemos que as Escrituras nos relatam que a igreja fazia contínua oração por ELE (Pedro) a Deus. Talvez por alguns dias a igreja não estava reunida por algum propósito pessoal ou material de alguém, ou pelo enchimento da igreja. Mais a oração era apenas por um irmão e pela libertação e livramento da parte de Deus para Pedro.

Isso nos leva a lembrar das palavras aos Hebreus que diz: Lembrai-vos dos presos, como se estivésseis presos com eles, e dos maltratados, como sendo-o vós mesmos também no corpo. Jesus também nos advertiu quanto aos cuidados dos irmãos cristãos em prisões: Mateus 25:39-40 - E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.

Em nossos dias, a compaixão pelo próximo tem perdido lugar para a própria necessidade, mais devemos lembrar que Cristo tomou o nosso lugar na cruz para que tivéssemos acesso ao Pai. Oremos mais por aqueles que estão em condições difíceis.

3- Uma igreja que perseverava em orar.

Talvez uma das qualidades que sobressaía naquela igreja era a certeza da resposta por meio da perseverança na oração. Na descida do Espírito Santo mostra que eles estavam unânimes em oração, na primeira formação da igreja também vemos a igreja perseverando na oração.

O termo usado em contínua oração é o mesmo que foi usado na passagem de Jesus no jardim do Getsemâni: Lucas 22:44 - E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão.

O fervor na oração, a intensidade na oração, a angústia, o pesar da causa deve estar em nossas orações como vemos nas orações da igreja primitiva.

Paulo quando mencionou oração em Romanos ele disse: Perseverai na oração (Romanos 12.12c). A igreja que intercedia por Pedro foi surpreendida pela notícia que Pedro estava livre, mais notemos que eles ainda oravam.

Jesus exemplificou duas parábolas sobre o dever de orar sempre e nunca desfalecer: Em Lucas 11 com o amigo importuno e Lucas 18 o juiz iníquo. Mais porventura quando o Filho do Homem vier, achará esta fé na terra?

Sejamos perseverantes e insistentes até recebermos do Senhor nossa resposta!

4- Uma igreja que cria na oração.

O contexto mostra que Tiago havia sido decapitado, Pedro preso provavelmente aguardando a morte, mais a igreja se pôs a orar.

Quando a perseguição iniciou em Atos 4, essa mesma igreja não se torna covarde ou derrotada, pelo contrário, ela sempre se colocava a orar, pois acreditava nas palavras de Jesus que disse que estaria todos os dias com eles, e os sinais seguiriam os que acreditassem! E eles acreditavam! E você acredita nos livramentos e na providencia Divina? Ou sua fé está abalada e já nem ora mais? Hoje Deus te chama a crer no poder da oração! Assim disse Jesus: João 16:24 - Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra.

  Conclusão.

Diante dos fatos que podem ocorrer com cada um de nós, ou com a igreja num todo, olhemos para esta passagem e tomemos ânimo com o exemplo desses heróis que tinham costume de orar, que tinham compaixão pelos irmãos, que perseveravam na oração e o mais importante, cria no poder da oração.

Em Cristo,

Pr Jeferson Rangel.

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Paz seja contigo irma Miriam. Ficamos feliz em CRISTO por alcançar sua vida com essas humildes palavras. Nos ajude divulgando esse humilde blog.
      Fique firme no amor de CRISTO. Sabendo que os dias são maus...Vigiai e orai...

      Excluir

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...