domingo, 27 de outubro de 2013

A maneira como vemos as coisas - devocional

A maneira como vemos as coisas.
 Salmos 27:3 - Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nisto confiaria.
Conta-se uma ilustração de um comerciante de sapatos que via em seus negócios um período muito difícil. A economia havia afetado suas vendas e as coisas iam de mal a pior. Este homem resolve então arriscar investir fora do país e envia dois de seus vendedores para fazer uma pesquisa de mercado na África. Depois de um tempo, um de seus vendedores liga e diz: Chefe, esse lugar é um inferno! Ninguém usa sapatos por aqui! Montar a sapataria aqui seria loucura!
O chefe desanimado e triste por tal notícia, aguarda então a ligação de seu outro vendedor para confirmar a pesquisa e trazer de volta a ambos. Pouco tempo depois a ligação acontece: Chefe! Esse lugar é um paraíso! Por aqui ninguém usa sapatos! Podemos vender sapatos para todo mundo!
Moral da estória: A maneira como vemos as coisas, determinará o que teremos na vida.
Essa ficção ilustra muito bem o relato de dois textos que veremos adiante. Um deles está em Números 13 e 14. Conhecemos a história que Moisés envia doze espias a terra de Canaã e os dados são trazidos depois de quarenta dias. Deus já havia dito que a terra de Canaã seria dada para Israel. Os doze homens viram a mesma coisa, experimentaram do mesmo fruto e ouviram do mesmo Deus que a vitória seria certa para eles. Porém, apenas dois, de doze, olharam de maneira positiva, enquanto dez de maneira negativa.
O otimismo e o pessimismo são demonstrados em uma mesma situação. O que nos mostra que nosso viver com Deus depende da maneira como vemos as coisas.
Vejamos outro exemplo nas Escrituras que comprovam tal fato:
Em 1Samuel 17. 1-54, temos o relato de um gigante chamado Golias desafiando o exército de Israel, cujo rei era Saul, para lutar contra ele, sabemos que seu tamanho (2.90mt), suas habilidades como soldado realmente eram de admirar, e as Escrituras dizem no versiculo 11 que Saul e todo Israel se espantaram e temeram muito. Durante quarenta dias, Golias insulta e se apresenta para uma peleja, porém, todos estão apavorados.
Um determinado dia, o jovem Davi é chamado para levar comida para seus irmãos e toma ciência dos fatos que estavam acontecendo e se propõe a lutar contra o gigante. Davi olhava para Golias como um incircunciso, alguém que afrontava a Deus e não tinha aliança com Deus.
Sua confiança em lutar contra o gigante não vinha de suas habilidades ou força, mais do poder de Deus, do livramento que o Senhor daria a ele e a todo o povo de Israel. Conhecemos o desfecho da história, no final, Deus concede vitória por meio daquele jovem que viu de maneira diferente o gigante. A maneira como vemos as coisas, determinará o que teremos na vida.
A essa tipo de comportamento temos duas palavras que são associadas a esse dois tipos de pessoas: otimismo e pessimismo.
Otimismo: Estado de confiança relativamente ao futuro em geral ou ao futuro de alguma coisa em particular. Tendência ou disposição geral para atender sobretudo ao lado positivo das coisas.
Pessimismo: Tendencia de esperar sempre que o pior aconteça. Estado ou tendência de ver sempre o lado negativo das coisas e das pessoas.
O que somos diante desses dois estados, será tudo em nossa vida. E você, se considera um pessimista ou um otimista? Como você tem visto as coisas ultimamente ou em todo o tempo de sua vida? Mesmo com Deus no controle de todas as coisas você só enxerga negativo?
Exemplo no Novo Testamento.
I João 4:4 - Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.
Com a igreja do Senhor Jesus Cristo devemos olhar sempre do lado que somos mais que vencedores. Embora os ataques de satanás sejam constantes, seus ardis sejam muitos, seus enganos estão sempre ao nosso derredor, e suas investidas não cessem, maior é o que está conosco!
Nosso Senhor Jesus Cristo afirmou que as portas do inferno não prevalecerão contra Sua igreja! Eis que Ele prometeu que estaria conosco todos os dias até a consumação do século, eis que todo poder foi dado à Ele! Sejamos confiantes! Tenhamos olhos otimistas!
Lições que aprendemos diante dos fatos acima:
1- Devemos colocar nossa confiança em Deus e não em nós mesmos.
2- Devemos ter em mente a Palavra de Deus e não as circunstâncias que nos cercam.
3- Mesmo que a situação à nossa volta pareça desafiadora, devemos nos mostrar otimistas.
4- O pessimista jamais experimenta vitórias.
5- O pessimista sempre desiste diante das lutas, com isso, não acumula experiências.
6- O otimista sempre alcança vitórias.
7- O otimista experimenta as promessas de Deus.
8- O otimista olha para Deus e não para os problemas.
9- O otimista tira das lutas que enfrenta, lições para seu futuro.
10- Os que confiam no Senhor, jamais serão abalados.
Concluindo.
Dizer que não sentimos medo, desânimo ou incredulidade seria hipocrisia. Devemos ser realistas diante dos fatos, porém, mais alto do que o medo, mais alto do que o desânimo, mais alto do que a incredulidade, deve falar nossa confiança Naquele que fez os céus e a terra, e que por meio de Jesus Cristo, derrotou nossos adversários.
Sejamos otimistas! Sejamos confiantes!
A maneira como vemos as coisas, determinará o que teremos na vida!
Em Cristo,
Pr Jeferson Rangel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...