quinta-feira, 12 de setembro de 2013

A Bíblia diz...


O que a Bíblia não diz.

Atos 17:11 - Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.

I Tessalonicenses 5:21 - Examinai tudo. Retende o bem.

Introdução.

Em tempos trabalhosos que estamos enfrentando no Reino de Cristo, é urgente a necessidade de nos tornarmos como os cristãos de Beréia: examinar o que temos ouvido, independente de quem tem pregado.
A síndrome de papagaio: repetir o que se escuta, há muito tempo dominou muitos púlpitos trazendo diversos ensinos errados e levando milhares de crentes a ensinarem o que as Escrituras nunca ensinaram, causando: dissenção, falsa esperança e promovendo as heresias.
Diante dessa realidade, refutaremos alguns chavões evangélicos e versículos interpretados de maneira errada por muitos pastores e pregadores.

A bíblia diz: Quem não vem pelo amor, vem pela dor!

Seria bíblico esta frase? Podemos afirmar como doutrina, como palavra de Deus, que o chavão acima vem do sopro de Deus? Seria correto afirmar que está escrito nas Escrituras?

Não. Não existe um versículo que prove tal chavão. Não podemos pegar experiências e torná-las em versículos. Muitos podem ter passado por momentos de “dor” por desobediência mais devemos saber que cada um é responsável pelos seus próprios atos.

No caso de Jonas e Paulo, onde muitos citam, não vemos nenhuma atuação de obrigação a seguir a Deus. Paulo se entregou ao chamado, não resistiu. Jonas reconheceu que o erro era dele, não resistiu. E é importante lembrar que existem pessoas que nem mesmo pela dor se arrependem, o livro do Apocalipse prova essa verdade. Dizendo:
Apocalipse 16:8-11
8 - E o quarto anjo derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe permitido que abrasasse os homens com fogo.
9 - E os homens foram abrasados com grandes calores, e blasfemaram o nome de Deus, que tem poder sobre estas pragas; e não se arrependeram para lhe darem glória.
10 - E o quinto anjo derramou a sua taça sobre o trono da besta, e o seu reino se fez tenebroso; e eles mordiam as suas línguas de dor.
11 - E por causa das suas dores, e por causa das suas chagas, blasfemaram do Deus do céu; e não se arrependeram das suas obras.

Deus açoita, corrige e repreende aquele a quem ama, e fico satisfeito e feliz por isso, mais dizer que o chavão é bíblico, não é.

A bíblia diz: O cair é do homem e o levantar é de Deus!

Talvez seja o chavão mais comum usado diariamente entre os ímpios, os desviados e os crentes nas igrejas. E infelizmente por muitos líderes para “aliviar” o erro, a queda dos crentes.
Não há base bíblica e muito menos um versículo que prove esse chavão.
Para refutar esse erro basta lermos a parábola do filho pródigo, entendê-la e aplicá-la como está relatada por Cristo.
Mais precisamente no versículo 18 de Lucas 15, todo equívoco desse chavão é refutado: Lucas 15:18 - Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti. 
Quem decide abandonar a casa do Pai é o filho, e quem decide voltar para a casa do Pai é o filho. Em tempo nenhum, com toda a tristeza do Pai, o filho foi levantado, até que ele caiu em si e voltou para os braços do Pai.

Provérbios 24:16 - Porque sete vezes cairá o justo, e se levantará; mas os ímpios tropeçarão no mal. É importante compreender que o versículo acima está para a condição dos justos, e não daqueles que se tornam injustos, e ainda assim, nada parecido com o chavão acima.
O perigo é colocar, acrescentar versículos que não existem, trazendo uma falsa esperança para as pessoas, e principalmente para àqueles que não se esforçam ou pelo menos desejam sair das trevas.
Não sei quem inventou esse versículo, mais jamais acharemos ele nas Escrituras, portanto, pelas Escrituras, podemos afirmar que: O cair é do homem e o levantar é do homem também.

A bíblia diz: Não cai uma folha de uma árvore se Deus não permitir!

Que Deus tem o controle de todo o universo é inquestionável, afinal, Ele é Deus Criador. Jesus mostrou seu poder sobre a natureza em seu ministério terreno ao repreender o vento, andar por cima das águas.
Mais dizer que este chavão é bíblico é mentira. Não encontramos em nenhum lugar das Escrituras, usá-lo como palavras próprias é uma coisa, outra é dizer que está escrito.
Devemos nos atentar para as palavras do Apocalipse:
Apocalipse 22:18 - Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro.
Eu teria medo de sair falando palavras por aí como se estivem nas Escrituras sem certeza. As coisas mudam, pessoas mudam, mais a palavra de Deus permanece para todo sempre, e essa há de julgar todo aquele que disser: " A bíblia diz" quando nada diz.

Veremos a seguir alguns versículos bíblicos, porém, interpretados de maneira errada, causando muita confusão no meio cristão:

Analisaremos primeiro o Salmos 101. De onde se tiram várias interpretações erradas, em especial o versículo a seguir:
Salmos 101:7 - O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que fala mentiras não estará firme perante os meus olhos.
Alguns pegam esse versículo e aplicam a pessoas na igreja. Dizem que Deus não permitirá aqueles que usam de engano ficarem na casa de Deus. No entanto, o versículo trata do próprio Davi falando dele mesmo. Todo o Salmo fala de sua posição em relação à sua vida pessoal, sua santidade. Sua consagração.
As Escrituras ensinam que joio e trigo crescem juntos. Bode e ovelha caminharão juntos. Judas Iscariotes andou no engano. Muitos hoje andam no engano, e Deus permite o espírito do erro para que permaneçam nesse engano.
Leia versículo a versículo e identificará que Davi (autor do Salmos), se refere a si mesmo em consagração a Deus, e não a Pessoa de Deus falando.

Amós 3:3 - Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?

Todo este capítulo se refere à Deus e a seu povo (Israel), acerca dos avisos de Deus. Porém é interpretado para divórcios e outros assuntos sem contexto.

Mateus 10:30 - E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados.

Texto onde Cristo consola o coração dos discípulos quando enviados para a missão evangelística. Usado para usos e costumes de não cortar cabelo como uma proibição dada por Cristo.

I Crônicas 16:22 - Não toqueis os meus ungidos, e aos meus profetas não façais mal.

Muito usado para defender pastores e líderes, este versículo surgiu como um cântico de Davi quando a arca de Deus foi colocada na tenda e oferecido holocaustos a Deus como gratidão.
Os ungidos mencionados por Davi, foram aqueles que receberam aliança de Deus : Abraão, Isaque e Jacó.
O mesmo versículo é citado em Salmos 105.15, como menção do mesmo cântico.
Infelizmente, muitos leigos ficam preocupados quando expomos as más obras, os frutos maus dos falsos profetas como se tivessem “tocando” nos ungidos.
Se firme nas Escrituras que diz que TODOS os salvos são ungidos:
I João 2:20 - E vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo.


Conclusão.

Ainda há muitos outros erros doutrinários e chavões que surgirão, porém, compete a todos os cristãos ouvir de bom grado e conferir se realmente provém de Deus.
Não podemos aceitar tal depravação das Escrituras. O abandono da verdade promove o avanço dos erros, das heresias. 
Busque conhecer ao Senhor e prosseguir em conhecer o Senhor. 
Conhecimento liberta. Ignorância aprisiona.

Sejamos bereanos nestes dias.


Jeferson Rangel.

4 comentários:

  1. Bom Dia Pastor!
    Pastor essa explicação esta sendo excelente,apesar de nunca ter usado este chavão mesmo porque eu nunca acreditei que Deus me chamaria para servi-lo me colocando uma doença incurável.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom gostei 32 anos 111 chavões quem com ferro fere com ferro....

    ResponderExcluir
  3. muito certo pastor essas palavras errar o homem por não conhece-las

    ResponderExcluir

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...