sexta-feira, 10 de agosto de 2012

A palavra de uma só maneira


A palavra interpretada pelo Espírito.
Texto: II Pedro 1:20-21 – “Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação, porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.”
Introdução.
O relacionamento de um cristão com a pessoa bendita de Deus, do Seu Filho e do Espírito Santo, depende exclusivamente do conhecimento que se tem acerca dessa trindade. Iremos conviver, testemunhar e falar da nossa fé por aquilo que sabemos, pelo conhecimento que adquirimos ao longo dos anos.
E o grande perigo que nos cerca é esse: O Deus da Bíblia com seus atributos e propósitos, o Jesus da Bíblia com seus atributos e propósitos e o Espírito Santo da Bíblia, com seus atributos e propósitos, tem sido conhecido e ensinado como a Bíblia revela ou estamos criando uma imagem para cada um deles e assim passando a viver, testemunhar e ensinar aquilo que nosso espírito tem interpretado?
Podemos estar servindo a um Deus criado por nossa interpretação há anos, mesmo dentro do cristianismo. E isso pode nos levar a perdição e ter corrido em vão durante tantos anos.

As duas formas de interpretação da Palavra.

Não deveria ser assim, mais a grande realidade comprovada pelos fatos que assistimos, revela que a Bíblia está sendo interpretada de maneiras diferentes. A prova disso é: a) divisão de pensamentos que encontramos através dos crentes que conversamos, b)estilo de vida que os crentes levam, c) visão que os crentes possuem do Reino de Deus, d) propósitos de busca de cada um deles, d) principalmente uma tremenda preguiça espiritual que se torna quase impossível conversar sobre as coisas espirituais.
Tudo isso é fruto da dupla interpretação bíblica. E são elas:

1º - A Bíblia interpretada para os meus propósitos.

Quando leio a Palavra de Deus e procuro interpretá-la para os meus propósitos: (sentimental – material – espiritual), eu não estou me submetendo aos padrões e doutrina que a mesma me apresenta a viver, mais ao invés disso eu procuro interpretá-la para os meus benefícios e padrões da minha vida. Com isso:
Ø  Somente os textos que satisfazem a minha vontade serão guardados;
Ø  Usarei versículos isolados para realizações pessoais;
Ø  Desprezarei toda a doutrina que confronta a velha natureza;
Ø  Endurecerei meu coração concernente à exortação;
Ø  Sempre tropeçarei na fé, pois não tenho toda a Bíblia como padrão, mais somente aquilo que me agrada e convém;
Ø  Terei um Deus criado por minha vontade;
Ø  Pregarei um Jesus pela metade, pois somente o que Ele fez que satisfaz meus propósitos eu aprovarei;
Ø  Usarei o Espírito Santo como um objeto que faço Dele o que eu acho, e não como Ele é revelado;
Ø   E o pior: Serei diretamente um instrumento de satanás para a divisão, profanação e desmoralização do evangelho.
O texto que lemos como base é claro: “Nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação
O que isso significa? Que não posso ir de encontro à palavra de Deus segundo o que eu um dia aprendi no paganismo, espiritismo, maometismo, budismo, catolicismo, judaísmo, e todas quantas religiões que profanam o nome de Cristo, pois todas essas religiões não interpretam a Palavra de maneira espiritual, pois todos esses homens e seguidores são carnais, e de maneira nenhuma falarão das Escrituras de maneira espiritual.
Meditemos nesse versículo: não é de particular (própria, espírito humano, inteligência e conhecimento próprio) interpretação. Paulo disse em I Corintios 2:13 - As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
 Viver segundo os próprios padrões e descansar na própria interpretação e assim achar que está servindo a Deus é uma realidade que acontece desde os dias de Israel. Um povo que possuía uma lei, uma diretriz para um viver santo e de acordo com a vontade do Altíssimo. Possuíam profetas que sempre estavam pregando a palavra, a lei estava diante dos olhos desse povo. Mais note que quando interpretamos a lei (Palavra-Bíblia) para os nossos propósitos, estaremos na igreja, dizendo ser cristãos, mais estaremos condenados por Deus como aquele povo:
Neemias 9:30 - Porém estendeste a tua benignidade sobre eles por muitos anos, e testificaste contra eles pelo teu Espírito, pelo ministério dos teus profetas; porém eles não deram ouvidos; por isso os entregaste nas mãos dos povos das terras. Vejamos: Deus condenava o padrão de vida daqueles homens, e eles rejeitavam a admoestação de Deus. Será que isso também não é uma marca nos dias do cristianismo e também em nossa era hoje testificada pelo apóstolo Paulo? II Timóteo 4:3 - Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências.
Ø  Não suportarão: Conceitos pré-definidos (interpretação própria);
Ø  Comichão nos ouvidos: Rejeição à santidade e vida de renúncia (versículos isolados para si mesmo);
Ø  Conforme suas próprias concupiscências: Estilo de vida rebelde (mensageiros de satanás para aprovarem suas vidas vazias).

Os pontos difíceis das Escrituras, onde muitas vezes não entendemos, não podemos simplesmente “inventar” uma interpretação para dizer que a entendemos. Devemos nos humilhar perante Deus e pedir ao Espírito Santo que revelou a palavra aos servos do Senhor que também venha nos revelar, pois fora disso podemos interpretá-la para nossa própria condenação:
II Pedro 3:16 - Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.

2º - A Bíblia interpretada para os propósitos de Deus.

Acima lemos a interpretação da Palavra para os propósitos pessoais. Agora vejamos quando a mesma passa a ser interpretada para os benefícios e propósitos de Deus.
Existe muita diferença entre a interpretação acima e a interpretação que veremos agora. Nunca podemos esquecer, nunca mesmo, que fomos alcançados por Deus pela sua Infinita misericórdia, bondade e graça. A sua palavra foi revelada a nós não porque somos merecedores, mais sim porque homens e mulheres se dispuseram a servir a Deus e entender a vontade de Deus para a raça humana. Então tudo que há na palavra deve ser interpretada para os benefícios de Deus, tudo deve ser lido para satisfação de Deus, devemos se converter à Palavra e jamais a palavra se converter aos nossos propósitos e maneiras de interpretação.

Pedro pelo Espírito Santo é claro: “Os homens santos da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo”.
Que maravilhoso ouvir uma palavra como esta, porque teremos a certeza de que:
Ø  Jamais Deus vai compartilhar seus segredos com qualquer um, e assim podemos descansar nas suas palavras;
Ø  Sabemos que tudo que está revelado nas Escrituras é a plena e confiável vontade de Deus para os homens;
Ø  Não haverá confusão quando formos tratar dos atributos, planos e juízo de Deus;
Ø  Encontraremos descanso em nossas almas quando estivermos aflitos, pois Sua Palavra foi revelada a homens separados.


Quando um cristão busca a palavra no intuito de vivê-la para glória de Deus, toda ela de Genesis a Apocalipse será bem recebida pelo coração desse cristão. Quando uma parte das Escrituras ou algum versículo ir de encontro as suas praticas ainda ilícitas, ele não vai tropeçar nessas palavras, pelo contrário, irá se regozijar pela exortação e irá procurar agradar ao Seu Senhor procurando obedecê-lo.

Vamos dar uma atenção especial a esta parte do versículo:
“OS HOMENS SANTOS DA PARTE DE DEUS FALARAM MOVIDOS PELO ESPÍRITO SANTO
1-      Homens santos:
Homens separados. Esta prerrogativa de homem se refere também a mulheres, jovens e idosos. Separados do mundo, separados da corrupção, separados da religiosidade, separados do sistema iníquo, separados das fofocas, separado da iniqüidade, separados da influencia mundana.
Poderia qualquer um ser portador da vontade de Deus aos homens? Que grande responsabilidade! Que grande incumbência dada aos homens! Seriamos nós dignos de revelar tão grande majestade ao mundo?

Veja o que encontramos em Êxodo 4.12: “Vai, pois, agora, eu serei com a tua boca e te ensinarei o que há de falar”. Poderia Deus ter escolhido a qualquer um senão o homem considerado mais manso de toda a Terra (Nm 12.3)? E o que dizer das palavras do Nosso Mestre em Lucas 21.15: “Porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão subsistir nem contradizer todos os que vos opuserem”. Poderia Cristo manifestar essa promessa a qualquer homem senão a um que até o fim foi fiel (Atos 6.10)? E  o que dizer dessa manifestação poderosa: Apocalipse 1:19: “Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer”. Poderia o Espírito Santo vir sobre a qualquer um senão a um homem que estava preso por testemunhar a Cristo e à Sua Palavra (Ap 1.9)?

Amados, se esperamos ter a palavra revelada aos nossos corações, se desejamos ouvir o Espírito Santo falar conosco e testificar da vinda do Salvador, começamos agora mesmo a ter uma vida separada desse mundo iníquo, profano, repleto de homens e mulheres adúlteros e perversos (At 2.40). Quem nos ensinou a fugir da ira vindoura? Cristo vem e somente os santos serão salvos.

2-      Da parte de Deus:
Deus é quem os separa. Não há duvida que o declínio espiritual do reino e de tanta confusão teológica se dá pela falta de capacitação dos pregadores e lideres da igreja moderna. Ninguém pode tomar a honra de ser um sacerdote para si mesmo, senão àquele a quem Deus o chama: Hebreus 5.4: “Ninguém toma para si esta honra, senão aquele que é chamado por Deus como Arão”.
Quando olhamos para os chamados divinos dentro das Escrituras há um pronome que se destaca: EU. E quem seria este “EU” senão o próprio Deus?
Gênesis 12:1- ORA, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
Êxodo 3:10 - Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito.
Juízes 6:14 - Então o SENHOR olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu?
Atos 9:15 - Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.
Atos 26:16 - Mas levanta-te e põe-te sobre teus pés, porque te apareci por isto, para te pôr por ministro e testemunha tanto das coisas que tens visto como daquelas pelas quais te aparecerei ainda.
 
Não podemos nos apresentar sem que antes sejamos purificados de nossas iniqüidades, e ainda assim só depois de sermos chamados! (Isaías 6.8: “Depois disso ouvi a voz do Senhor que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui. Envia-me a mim”)
 3-      Movidos pelo Espírito Santo.
O Espírito é quem atua. Ouve há alguns anos atrás, nos meados de 1994, na cidade de Toronto – Canadá, um movimento que se tornou conhecido mundialmente como a benção de Toronto. Esse movimento era conhecido como um “mover poderoso do Espírito”. Nesses encontros milhares de pessoas caiam no chão, se contorciam como cobras, latiam como cachorros, eram “arrebatadas”, se tremiam todas, gritavam e uivavam como lobos.  Segundo eles a “presença do Espírito” era tão forte que milhares de pessoas caíam no chão de rir, gargalhadas interruptas contagiavam as multidões. Os encontros contavam com mais de 30.000 pastores e lideres de diversas partes do mundo. O famoso pregador Benny Hinn, tabém é um precursor desse movimento, onde seus cultos eram marcados pelo “cair no Espírito”.
E essa onde satânica invadiu o Brasil. Não temos base bíblica e doutrinaria para acatar esse movimento que gera apenas confusão, infantilidade, divisão, uma atenção totalmente voltada aos homens e nada de glorificar ao Cristo Ressurreto.  As maiorias das igrejas neo-pentecostais adotaram também este estilo, afinal, quem não gosta de uma novidade e de “mistérios”. Mais nada disso traz edificação para o corpo de Cristo.
Paulo é muito claro que a exposição da Escrituras deve ser pela atuação do Espírito Santo:
I Corintios 2:13- As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
Será que esses movimentos e cair ensinam alguém? Talvez muitos podem questionar que primeiro recebe “essa unção” para depois desenvolver um ministério. Isso seria o que eles interpretam, mais o que a Bíblia revela é: I João 2:20 - E vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo. I João 2:27 - E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.
Não devemos aceitar tamanha aberração da parte dos homens ao Espírito Santo, que foi enviado por Deus por meio de Cristo para santificar, guiar e preparar sua igreja para o arrebatamento. Por que Jesus não profetizou que quando o Espírito Santo viesse, eles receberiam unções? Não profetizou porque não é para isso que Ele viria e sim para  convencer o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. (João 16.8).

A grande falha em se viver a palavra, é exatamente não entender o que se lê e o que se ouve. E isso pode acontecer por alguns motivos: desinteresse, preguiça, não ter quem os ensine. Mais principalmente por não querer se converter a mesma.

Conclusão.

As duas maneiras de se interpretar a Palavra foram ensinadas de maneira simples, porém, para quem tem ouvidos será bem recebida e entendida.
Não tropece nos ensinos de Cristo, caso isso ocorra, e você comece a se escandalizar com a interpretação dada pelo Espírito Santo, se humilhe, busque, peça a Deus entendimento e sabedoria, para que não seja achado com aqueles que adulteraram a palavra de Deus e se tornaram falsificadores que em breve darão conta de todo ensinamento contrário a vontade de Deus.

MARANATA! ORA, VEM SENHOR JESUS!







_________________________________________________________________________________
Pastor Jeferson Rangel – Igreja Espada do Espírito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...