domingo, 19 de agosto de 2012

O dever de anunciar o evangelho


Missões
Texto: Atos 1.8: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo que há de vir sobre vós, e ser-me-ei  testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra”.
Introdução:
Quando falamos de missões, talvez o primeiro pensamento que nos vem a cabeça seja África, Amazonas, tribos indígenas, China e outros lugares fora do Brasil. Mais seria somente isso missões? Em palavras bem resumidas, missão é levar Deus ao coração das pessoas, não importa o lugar, até porque Jesus veio ao mundo para salvar o pecador, e Ele é o missionário por excelência que cumpriu sua missão na cruz dizendo: está consumado.
A igreja (conjunto de pessoas salvas, alcançadas pelo evangelho), recebeu a responsabilidade de continuar fazendo missões: apresentando Cristo ao mundo.
John Wesley disse: “Tua única tarefa na terra é esta: ganhar almas”, Spurgeon disse que todo cristão é um missionário ou um impostor.

1-      JERUSALÉM, JUDÉIA, SAMARIA E CONFINS DA TERRA.

Jesus ordenou seus discípulos primeiro se revestirem de poder para antes testemunhar da sua pessoa e obra. O revestimento de poder concedeu à eles autoridade e ousadia para enfrentar o mundo e o sistema dominado pelas trevas. A extensão desse testemunho foi dada por Cristo: Jerusalém, Judéia, Samaria e confins da terra.
Jerusalém seria o local em que eles estavam, seria a primeira pregação, aqueles que estavam ali ao lado vendo a manifestação de Deus na vida daqueles discípulos. Aprendemos aqui que a primeira pregação deve ser entre os nossos, a missão deve começar pela nossa casa, no nosso bairro, entre nossos vizinhos, testemunhando das maravilhas do Senhor entre aqueles que nos conhecem, portanto, Jerusalém seria a missão local.
Em Atos 8. 1,4,5 nós vemos que a igreja começou a se locomover, e as cidades que foram citadas como o local que aqueles discípulos foram, foi exatamente essas duas. Os apostolo ficaram, mais a missão já começava acontecer por intermédio daqueles primeiros cristãos, testemunhando da encarnação, morte e ressurreição de Cristo. Judéia e Samaria seriam estados e capitais que a igreja alcançaria.
Os confins da terra também seriam alcançados. Em Atos 11.19-21, a perseguição levou os cristãos a expandirem o evangelho para outros países, confirmando assim a palavra de Jesus que o evangelho seria pregado em todo o mundo, então viria o fim (Mt 24.14). OS confins da terra representam o mundo.

2-      TODO CRISTÃO É UM MISSIONÁRIO.
Assim que se alguém está em Cristo nova criatura é, as coisas velhas se passaram eis que tudo se fez novo, a partir daí, temos a grande comissão dada por Cristo relatada em Mateus 28.18-20, Marcos 16. 15 e Lucas 24. 47-49. Ninguém pode fugir desta responsabilidade. A vontade de Deus é que todos venham ao conhecimento da verdade e se salvem. E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Mais como invocarão naquele que não creram? Como crerão naquele que não ouviram?E como ouvirão se não há quem pregue? A fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus. Devemos anunciar a palavra a todos quantos o Senhor nos enviar ou que vierem até nós.

3-      A CONFUSÃO QUANTO AO CHAMADO.
Não há como refutar que a igreja deve ser uma igreja missionária. Se alguém assim o nega, vai contra os princípios da palavra e da ordenança do Salvador.
Mais existe a vocação dada por Deus. Efésios 4.11 Paulo diz que uns foram chamados para profetas, pastores, doutores e mestres, há diversidade de dons e ministérios. Diante disso devemos separar os limites dado por Cristo e ver nossa posição: Jerusalém (local), Judéia (estado), Samaria (capital), confins da terra (mundial).
Jamais podemos sair ao campo, seja ele um vizinho nosso ou um parente, de qualquer maneira, ninguém pode sair ao campo de batalha despreparado. Mais todos nós temos área de atuação para fazer missões.
Não esquecendo que o chamado parte pela vontade do Espírito Santo: “Apartai-me a mim, Paulo e Barnabé para a obra que vos tenho chamado”, disse o Espírito Santo. Rogai ao Senhor da seara que envie ceifeiros para sua ceara.

4-      O PERFIL DE UM MISSIONÁRIO.
A tarefa de pregar a palavra deve ser vista como amor, zelo e dedicação. Jamais devemos fazer por obrigação. Estamos lidando com almas eternas. Vidas compradas pelo sangue de Jesus.
Aos que são chamados para os confins da terra, dialetos, cultura, língua, costumes serão necessários para a eficácia da missão. Mais iremos aprender que Cristo espera que façamos missões é já, com aquilo que Ele nos fez de imediato: a libertação das trevas e a conversão do nosso coração.
Em Marcos 5. 1-20 relata a historia de um homem possesso de demônios, sem vida, sem esperança. Cristo vai de encontro a este homem, o liberta, o deixa em perfeito estado e nos versículos 19 e 20, Cristo ordena ele anunciar o que havia acontecido em sua vida. Começando em Jerusalém (os teus) e alcançando Judéia e Samaria (Decápolis).  Este homem não tinha teologia, convívio com irmãos, freqüência em cultos, mais o que mais ele podia querer se tudo ele já possuía em seu coração: gratidão e amor por Cristo.

Em João 9, temos um capitulo inteiro dedicado a um homem cego de nascença que foi milagrosamente curado por Cristo, e durante este capítulo, vemos ele fazendo missões durante 6 vezes, persuadindo até mesmo os judeus a se tornarem cristão. Este homem nunca viu sequer uma letra da lei, nunca teve contato com Cristo ou seus discípulos, mais a gratidão pela sua visão estabelecida, e o nome de Jesus na sua vida, o tornou um dos missionários mais lidos na era cristã.

5-      A INTERCESSÃO PELOS CONFINS DA TERRA.
Não podemos esquecer que somos um corpo, unidos pelo cabeça que é Cristo. Podemos estar em Jerusalém, mais nossos irmãos estão pela Judéia, Samaria e confins da Terra anunciando o nome do Salvador. Hoje no Brasil temos liberdade de pregação mais muitos deles estão sendo martirizados, perseguidos e torturados pelo evangelho.
Assim com a igreja fazia constante oração por Pedro na prisão em Atos 12.5, e um anjo o livrou, devemos nós também interceder em favor dessas famílias e homens que levam o evangelho à todas as nações.

Conclusão:
A missão é dada a todos, descubra sua área de atuação e anuncie as maravilhas que o Senhor tem feito em sua vida.

Pastor Jeferson Rangel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...