sexta-feira, 10 de agosto de 2012

O dever do cristão com a igreja


A igreja e seus benefícios
Texto base: Salmos 122.1: “Alegrei-me quando me disseram: vamos à Casa do Senhor”
Introdução.
A igreja como corpo físico, feita por mãos de homens, também possibilita à vida dos cristãos, benefícios que muita das vezes são esquecidos ou até mesmo desconhecidos. É com esse propósito que iremos aprender um pouco mais acerca do cristão e a igreja na qual congrega.
Alguns pontos serão discutidos:
ü  Conceitos de igreja;
ü  O relacionamento do cristão com a igreja;
ü  A extensão da igreja em seu lar;

Quando lemos o verso primeiro do salmo 122, nós podemos concluir que o sentimento que existia no coração do salmista quando se falava em ir à casa do Senhor era um só: alegria. No dicionário a palavra alegria é traduzida como: 1-contentamento que se manifesta com palavras e ações. 2- júbilo, satisfação. 3- festa, divertimento.
Podemos ver que o salmista tinha satisfação em ir à casa do Senhor manifestando esse sentimento com palavras: “Me alegrei” e com toda certeza ação: “Vamos à casa do Senhor!”.
Nossos dias tem sido de constante oscilação de sentimentos quando se fala em ir à casa do Senhor, vários são os “motivos” se é que podemos chamá-los assim, eu prefiro chamá-los de pretexto (razão aparente, falsa ou imaginaria aplicada como desculpa) e mentiras. Entre elas podemos citar: desânimo, cansaço, compromissos (que podem ser adiados), doença e entre tantos outros que surgem. Mais o que vemos no coração do salmista é uma única resposta quando se convidava ele para cultuar ao Senhor: Como fico alegre com este convite!

1-      CONCEITOS DE IGREJA.
A igreja é definida de alguns significados diferentes, aprendendo seus conceitos iremos tirar muito mais proveito daquilo que nos foi concedido por Deus por intermédio de Seu Filho Jesus Cristo.
O significado literal da palavra igreja é assembléia, congregação, comunidade que reconhece O Senhor Jesus com Legislador. Conjunto dos fiéis ligados pela mesma fé e sujeitos as mesmos lideres espirituais. Sendo assim, podemos dizer que a palavra igreja constitui em uma reunião de pessoas para adoração a Deus.
Temos também nas Escrituras, a igreja como organismo e organização. A parte espiritual da igreja na Bíblia é revelada de várias formas:
ü  A igreja invisível e universal - Hebreus 12:23 -À universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados. Esta igreja se refere aos “chamados para fora” de todo mundo para formarem um só corpo em Cristo. Neste sentido ela aparece como:
1º: Santa, gloriosa, sem mácula, sem mancha - Efésios 5:27 - Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.
2º: Noiva do Cordeiro - Apocalipse 19:7-8 - Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou, e foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos.
3º: Um organismo – Aqui Paulo colocando os cristãos formando um corpo onde cada um é considerado como um membro deste corpo, onde o Cabeça é Cristo. I Corintios 12:12 - Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Efésios 1:22 - E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja.
  ü  A igreja local – Esta é formada de modo visível, por pessoas de diversas idades, tipos sanguíneos, cor, escolaridade e criação, porém, todas nascidas de novo, o que torna o convívio possível pelo poder do Espírito Santo, onde o aperfeiçoamento é buscado para que todos possam ter a mesma experiência: o arrebatamento dos salvos. Quanto a uma igreja local devemos saber que:
1º: Ela é múltipla. Ela é universal no sentido de Cristo ser o cabeça de todas as igrejas, porém múltiplas na divulgação na palavra e formação das comunidades em todo o mundo. Temos referencias bíblicas que “as igrejas” se multiplicavam: Atos 16:55 - De sorte que as igrejas eram confirmadas na fé, e cada dia cresciam em número. I Corintios 7:17 - E assim cada um ande como Deus lhe repartiu, cada um como o Senhor o chamou. É o que ordeno em todas as igrejas.
2º: É uma organização. Que precisa cumprir com suas obrigações e também crescer fisicamente de acordo com a vontade de Deus. Assim sendo ela deve constituir obreiros, diáconos, presbíteros, pastores. Organizar departamentos e cumprir com suas obrigações com o Estado e as leis que o mesmo assim exige desde que não fira os princípios das Escrituras. Sendo ela uma organização que depende de recursos da própria comunidade, deve haver por parte de cada membro a conscientização da ajuda pessoal em ofertas e doações.
3º: Está sujeita a falhas. Quando se fala em reunir pessoas em um ambiente, só há uma forma de tudo dar certo: se todos falarem a mesma língua e tiverem o mesmo propósito. E temos uma passagem nas Escrituras que comprovam isso: A torre de Babel: Gênesis 11:6 - E o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer. Porém, isso não irá acontecer com tanta freqüência assim quando se reunir para cultuar a Deus, porque Jesus já havia nos ensinado que o joio (semente ruim, crentes falsos e aparentes) estarem junto com o trigo (semente boa, cristãos verdadeiros e fiéis). Quando vemos a primeira instituição de um corpo, Cristo e os doze, temos Judas como um traidor, deixando assim a certeza, que a igreja como corpo físico, terá falhas. A igreja de Corinto era repleta de falhas. Os Gálatas estavam se perdendo. Nas cartas das igrejas da Ásia, encontramos varias falhas. Então não esperemos uma igreja perfeita em seus membros pois isso só será possível na glória onde teremos um corpo glorificado, incorruptível.

2 – O RELACIONAMENTO DO CRISTÃO COM A IGREJA.

Não há duvida que estar em família é maravilhoso, quanto mais se essa família viver bem. Haverá manifestações de carinho, diálogos, experiências sendo trocadas, brincadeiras entre filhos e pais, emoções, enfim, família é tudo na vida de um ser humano. O próprio Deus foi o fundador da família, deixando uma palavra a nós: Gênesis 2:18 - E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. A solidão leva a pessoa a lugares muitos tristes: mortes, suicídios, desespero, aflição, depressão e tantos outros males.
Assim não podemos esquecer que todos quantos servem a Cristo e obedecem à Sua palavra acabam se tornando uma família: Mateus 12:48-50 - Ele, porém, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos? E, estendendo a sua mão para os seus discípulos, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos, porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe. Talvez você diga: Mais minha família de sangue é uma coisa e minha família na fé é outra. Concordo e discordo se eu e você considerar o amor pela família sanguínea maior do que pela família espiritual, pois estaríamos indo contra a palavra. Quero aqui deixar um pensamento: “A verdadeira família é aquela ligada pelo espírito, e não pelo sangue”

Paulo ensina aos coríntios a paternidade Divina e devemos saber que não éramos dignos desta paternidade: II Corintios 6:18 - E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso.


E o que dizer destas palavras do nosso irmão Paulo: Romanos 12:10 - Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. Fraternal significa próprio de irmãos. Será que Paulo está cobrando muito de nós? Será que seria impossível um relacionamento assim com pessoas desconhecidas, diferentes em nível social, intelectual e moral? Será que os ensinos de Cristo que devemos amar uns aos outros será esquecido?
Não podemos deixar que satanás quebre esse laço, essa comunhão estabelecida por Cristo, devemos tomar posse em nossas vidas do Espírito Santo nos ajudando a viver fraternalmente entre irmãos e poder dizer: “Como fico feliz quando me chamam para ver meus irmãos!”

3 – A EXTENSÃO DA IGREJA EM SEU LAR.
Nossa casa deverá ser uma extensão da igreja. Nossos filhos, vizinhos e outros observam nosso comportamento e testemunhos no momento do culto. Nosso lar deverá ser um representante do reino dos céus para que outras famílias possam experimentar a paz, a graça o amor e perdão concedidos por Cristo. Uma frase pode falar muito aos nossos corações quanto a esse assunto:
“O lar é um teste importante para o caráter. O que você é em casa, será em qualquer outro lugar, quer o demonstre, quer não” . Então não adianta na igreja entre irmãos querer mostrar aquilo que não somos, pois em breve seremos desmascarados.  Aqui devemos observar:
1º - Evitar o relacionamento negativo demonstrado de algumas maneiras:
a)      Mau testemunho – Comportamento diante da sociedade.
b)      Referências negativas no lar – Nossos filhos e vizinhos devem testificar da nossa santidade: “O melhor teste para um cristão, está naquilo que sua família diz sobre ele”.
c)      Mau comportamento nos cultos – A casa de Deus não é um lugar qualquer, ela é chamada de casa de oração, lugar de reverencia. Está escrito: Eclesiastes 5:1 - GUARDA o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal.
Não podemos deixar essas instruções caírem no esquecimento. Façamos do nosso lar uma extensão do reino de Deus.

Conclusão:
Não deixe de criar um relacionamento mais intimo e constante com sua igreja. Existem motivos que nos levam até a presença de Deus:

Ø  Alegria: Salmos 84:4 - Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente.
Ø  Refúgio em tempo de dificuldades: Isaías 37:1 - E ACONTECEU que, tendo ouvido isso, o rei Ezequias rasgou as suas vestes, e se cobriu de saco, e entrou na casa do SENHOR.
Ø  Aprendizado da palavra: Miquéias 4:2 - E irão muitas nações, e dirão: Vinde, e subamos ao monte do SENHOR, e à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do SENHOR.
Ø  É um exemplo dos apóstolos para nós: Lucas 24:53 - E estavam sempre no templo, louvando e bendizendo a Deus.

E assim podemos dizer com confiança: Alegrei-me quando me disseram: vamos a casa do Senhor (Sl 122.1). Mais vale um dia nos teus átrios do que em outra parte mil, preferiria estar a porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas da impiedade (Sl 84.10). Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei, que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida para contemplar a sua formosura, e aprender no seu santo templo (Sl 27.4)


Pastor Jeferson Rangel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...