sábado, 25 de agosto de 2012

Tens orado?


O cristão e a oração
Texto: 1 Tessalonicenses 5.17: Orai sem cessar

Introdução:
A vida de um cristão jamais deve estar separada de um ministério de oração. Orar é fundamental para se obter comunhão e intimidade profunda com Deus. As palavras de Jesus: entra no teu quarto, ora a teu Pai que está em secreto ainda funciona para aqueles que praticam.

Neste estudo vamos tratar a oração em tópicos. Não de forma exegética, mais de forma simples e funcional, o que é o importante.

A oração como um mandamento universal:
 A ordenança de orar não foi estabelecida somente aos apóstolos, denotando que apenas aqueles que possuem cargos de liderança deveriam ser responsáveis por orar. A oração é estendida a todos quantos se convertem a fé em Cristo e passam a fazer parte do corpo cristão.
O salmista declarou nos Salmos 65.2: Ó tu que ouves a oração, a ti virão todos os homens.  Jesus quando foi tratar de oração, Ele não chamou a parte alguns dos seus discípulos, mais falou a todos: Mateus 6:6 - Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.
Cristo também testificou que o lugar de adoração ao Seu Nome é uma casa de oração: Mateus 21:13 - E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões. Assim sendo, orar é um dever de todo cristão que busca a face de Deus.

A oração como uma necessidade para alcançar as respostas:
Vejamos alguns versículos que nos levam a compreender a necessidade de orar para que algo seja alcançado:
Mateus 7:7-8 - Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.
Mateus 26:41 - Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.
Lucas 18:11 – E contou-lhes  também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer.
João 16:24 - Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra.
Tiago 5:13 - Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores.
Por muitas vezes temos a nossa fé abalada por alguma circunstancia de nossas vidas e perdemos o fervor da oração. Achamos que já fizemos o suficiente, que já oramos além das nossas forças, que o céu na verdade não recebe nossas orações. Mais é exatamente esta a estratégia de satanás: afastar o cristão da vida de oração, pois assim ele não será afetado e seus planos terão êxito contra nós. Não pare meu irmão, minha irmã! Persevere em orar, pois suas orações serão atendidas na perseverança.

Orações respondidas por homens e mulheres da Bíblia:

A palavra de Deus é um consolo para nossas aflições. Todos que oram, aguardam uma resposta. E temos nas Escrituras exemplos de pessoas que oraram e confiaram em Deus, sabe o que aconteceu? Elas alcançaram a resposta! Quero te encorajar a voltar a orar através desses exemplos que veremos abaixo:
GIDEÃO: Juízes 6:39-40 - E disse Gideão a Deus: Não se acenda contra mim a tua ira, se ainda falar só esta vez; rogo-te que só esta vez faça a prova com o velo; rogo-te que só o velo fique seco, e em toda a terra haja o orvalho. E Deus assim fez naquela noite; pois só o velo ficou seco, e sobre toda a terra havia orvalho.
ANA: I Samuel 1:27 - Por este menino orava eu; e o SENHOR atendeu à minha petição, que eu lhe tinha feito.
SAMUEL: I Samuel 7:9-10 - Então tomou Samuel um cordeiro de mama, e sacrificou-o inteiro em holocausto ao SENHOR; e clamou Samuel ao SENHOR por Israel, e o SENHOR lhe deu ouvidos. E sucedeu que, estando Samuel sacrificando o holocausto, os filisteus chegaram à peleja contra Israel; e trovejou o SENHOR aquele dia com grande estrondo sobre os filisteus, e os confundiu de tal modo que foram derrotados diante dos filhos de Israel.
SALOMÃO: I Reis 9:3 - E o SENHOR lhe disse: Ouvi a tua oração, e a súplica que fizeste perante mim; santifiquei a casa que edificaste, a fim de pôr ali o meu nome para sempre; e os meus olhos e o meu coração estarão ali todos os dias.
ELIAS: I Reis 18:37-38 - Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo conheça que tu és o SENHOR Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração. Então caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.
ESDRAS: Esdras 8:23 - Nós, pois, jejuamos, e pedimos isto ao nosso Deus, e moveu-se pelas nossas orações.
A IGREJA PRIMITIVA: Atos 4:31 - E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.

Não há duvida que Deus responde as nossas orações. Porém precisamos ser pacientes, perseverantes e servos. Pacientes para esperar, perseverantes para continuar e servos para continuar a servir independente de como está a situação.

A promessa de respostas das orações.

O que leva muita gente a desistir de orar é achar que Deus não ira responder nossa oração. Porém, há tempo pra tudo, e precisamos saber esperar esse tempo. Há promessas:
Salmos 91:15 - Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.
Salmos 50:15 - E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás.
Isaías 65:24 - E será que antes que clamem eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei.
João 15:7 - Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.
Porém não podemos deixar de comentar as causas que levam ao fracasso das orações:
·         Desobediência;
·         Pecados ocultos;
·         Negligencia quanto à misericórdia (Provérbios 21:13 - O que tapa o seu ouvido ao clamor do pobre, ele mesmo também clamará e não será ouvido).
·         Instabilidade;
·         Pedir errado: (Tiago 4:3 - Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites).

Não deixe de orar e esperar a resposta, pois ela virá. Atente se algumas dessas falhas descritas acima fazem parte do seu ministério de oração e lance-os fora da tua presença.

Condições para se obter êxito na oração.

Não existe formula do sucesso, algo que criamos e aplicamos como um padrão para todos seguirem e serem bem sucedidos em seus ministérios de oração, porém, a Bíblia nos dá algumas condições para que agrademos a Deus e assim nossas orações alcancem os céus:


·         Contrição (arrependimento): II Crônicas 7:14 - E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos
céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
·         Sinceridade: Jeremias 29:13 - E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.
·         Fé: Marcos 11:24 - Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis.
·         Obediência: Provérbios 15:29 - O SENHOR está longe dos ímpios, mas a oração dos justos escutará.
I João 3:22 - E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista.
I João 5:14 - E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.

Quero orar. Qual a posição apropriada para Deus me ouvir?

Pode parecer infantil, mais há cristãos que possuem duvidas quanto à postura de se orar. Pensam elas que somente de joelhos Deus irá respondê-las. As Escrituras mostram exemplos de algumas pessoas orando em diversas posições:

·         Orando em pé: Neemias 9:3-5 - E, levantando-se no seu lugar, leram no livro da lei do SENHOR seu Deus uma quarta parte do dia; e na outra quarta parte fizeram confissão, e adoraram ao SENHOR seu Deus. E Jesuá, Bani, Cadmiel, Sebanias, Buni, Serebias, Bani e Quenani se puseram em pé no lugar alto dos levitas, e clamaram em alta voz ao SENHOR seu Deus. E os levitas, Jesuá, Cadmiel, Bani, Hasabnéias, Serebias, Hodias, Sebanias e Petaías, disseram: Levantai-vos, bendizei ao SENHOR vosso Deus de eternidade em eternidade; e bendigam o teu glorioso nome, que está exaltado sobre toda a bênção e louvor.
·         Sentadas: Lucas 10:13 - Ai de ti, Corazim, ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom se fizessem as maravilhas que em vós foram feitas, já há muito, assentadas em saco e cinza, se teriam arrependido.
·         Ajoelhadas: Daniel 6:10 - Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.
·         Acamadas: Salmos 63:6 - Quando me lembrar de ti na minha cama, e meditar em ti nas vigílias da noite.
·         Curvadas até o chão: Êxodo 34:8 - E Moisés apressou-se, e inclinou a cabeça à terra, adorou.
Salmos 95:6 - Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR que nos criou.
·         Mãos levantadas: Salmos 28:2 - Ouve a voz das minhas súplicas, quando a ti clamar, quando levantar as minhas mãos para o teu santo oráculo.
I Timóteo 2:8 - Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda.

Conclusão:
Orar é falar com Deus. Não importante como você fale, o que você fale, aonde você fale, o que importa é como você chega à Deus. E devemos chegar a Ele com fé, gratidão, amor, reverência sinceridade e total dependência Nele. Assim sendo, não serão por muitas palavras que seremos ouvidas, mais sim porque Deus se moveu pelo nosso coração sincero e desejoso em estar com Ele.

Maranata! Ora vem Senhor Jesus.
Pastor Jeferson Rangel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...