terça-feira, 21 de agosto de 2012

Pureza cristã


                                                  Pureza

Senhor, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração. Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum mal contra o seu próximo; Que despreza o procedimento do ímpio; mas honra os que temem ao Senhor; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda. Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado.
Salmo 15: 1-5


Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Este receberá a bênção do Senhor e a justiça do Deus da sua salvação.
Salmo 24:3-5
O Senhor nos ordena a purificação. Deve ser um desejo profundo em nosso ser. Jesus disse: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus” (Mat. 5:8) , ou seja, quem não for limpo de coração NÃO verá a Deus. Eis aqui um assunto que ao qual devemos estar atentos, pois ele faz a diferença entre a vida e a morte.

Davi clamou a Deus pelo desejo de um coração puro, este também deve ser o nosso desejo: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto” Salmo 51:10.

O Senhor tem uma ordem para nós: “Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal” Is. 1:16.

A pureza tem dois passos:

Santificação – Conduz à pureza
Confissão – Mantém a pureza

A Santificação tem uma base

Compromisso. Vivemos em uma geração que não tem compromisso, tudo se tornou frágil e é rompido sem cerimônias. Mas, isto não pode acontecer entre os filhos de Deus. Temos uma aliança eterna com Deus, esta aliança nos leva a um compromisso de vida que nos conduzirá a purificação, que compreende:

1. Rendição completa a Palavra de Deus

“Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos. Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” Salmos 119:9-11.

2. Uma vida de oração e jejum

“Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem.” Lucas 21:36

3. Fugir do mal e da aparência dele.

“Fugi de toda a aparência do mal. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” I Tess. 5:22-23

4. Separação do mundo

“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.” I João 2:15

5. Uma Consciência divina

“Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida.” I Tim. 1:5

6. Busca da comunhão cristã (Aquela em que a glória do Senhor se manifesta e não aquela que funciona como um entretenimento).

“Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro.” I Pedro 1:22

A Confissão tem como função a manutenção da pureza. O cristão um dia passou pela experiência no novo nascimento, onde sua vida foi lavada pelo sangue de Jesus, que purifica todo o pecado. Mas ainda vivemos em um corpo pecaminoso e temos que diariamente nos purificar das sujeiras que nossa carne produz.

“Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” I João 1: 7-9

“O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.” Provérbios 28:13

“Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis.” Tiago 5:16

“Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações dos homens; e então cada um receberá de Deus o louvor.” I Coríntios 4:5

“Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano. Enquanto eu me calei, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado”. Salmo 32: 1-5

“ORA, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.”
II Coríntios 7:1 
 
Fonte: www.reieterno.com.br
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...