sábado, 18 de agosto de 2012

Pérgamo


A igreja de Pérgamo : Apocalipse 2. 12-17
“o perigo da igreja se envolver com o mundo”
Introdução:
Aqui temos a 3º carta da revelação de Cristo às igrejas da Ásia. Mais uma vez Cristo, o cabeça e aqui apresentado como Aquele que tem uma espada aguda de dois fios, irá manifestar o seu veredicto acerca daquela igreja ao anjo da mesma.
Cristo ressalta suas virtudes, expõem seus pecados, os chama ao arrependimento e faz promessas gloriosas ao que vencer. E aprenderemos aqui, como era o dia-a-dia daquela igreja na sua adoração, comportamento e posição diante dos inimigos do evangelho.
**
Como uma igreja pode permanecer na verdade, firmada, alicerçada somente nas Escrituras e nada além do que o mundo quer apresentar? Será isso possível nestes dias de corações frios, incrédulos, rebeldes e corações obstinados a viver segundo o curso deste mundo? Essa era uma realidade que a igreja de Pérgamo enfrentava, e certamente nós estamos vivendo a mesma realidade. Qual deve ser nossa posição diante disso?
O ponto central da carta é alertar a igreja de Pérgamo acerca do perigo de se desviar dos princípios sagrados e permitir as heresias e doutrinas mundanas corromper a igreja do Senhor.
Pergamo era uma cidade cultural, contava com uma biblioteca com mais de 200,000 volumes, era na época, a segunda maior biblioteca do mundo. Assim como as outras cidades da Asia, Pergamo também possuía templos dedicados a deuses, o mais famoso era templo consagrado ao deus Zeus, onde todos os dias se levantavam fumaça dos sacrifícios a esse deus.
Havia também culto ao imperador e uma observação é importante relatar:
Uma vez por ano, os súditos deviam ir ao templo de César e queimar incenso dizendo: "César é o Senhor". Depois, podiam ter qualquer outra religião. Havia até um panteão para todos os deuses. Isso era símbolo de lealdade a Roma, uma cidade eclética, de espírito aberto, onde a liberdade religiosa reinava desde que observassem esse detalhe do culto ao imperador.
Em Pérgamo havia o trono de satanás:  O que vem a ser esse trono? Nada menos que a cidade entregue à mente de satanás. Onde há o trono de satanás, impera o misticismo, engano, sedução, mentiras e a perseguição ao povo de Deus. Veja como tudo isso era realizado naquela cidade:
Em Pérgamo estava um panteão onde vários deuses eram adorados. Isso atentava contra o Deus criador. Em Pérgamo as pessoas buscavam a cura através do poder da serpente. Isso atentava contra o Espírito Santo, de onde emana todo o poder. Em Pérgamo estava o culto ao Imperador, onde as pessoas queimavam incenso e o adoravam como Senhor. E isso conspirava contra o Senhor Jesus, o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Assim era o estado espiritual de Pergamo. E era ali que a igreja de Cristo estava situada.

Cristo elogia o comportamento dos cristãos:
- Cristo conhece também a lealdade que a igreja lhe dedica. A despeito do poder do culto pagão a Zeus, a Esculápio e ao imperador, os crentes da igreja de Pérgamo só professavam o nome de Jesus. Eles tinham mantido suas próprias convicções teológicas no meio dessa babel religiosa. A perseguição religiosa não os intimidou. A igreja suportou provas extremas. Antipas, pastor de Pérgamo, segundo Tertuliano, foi colocado dentro de um boi de bronze e este foi levado ao fogo até ficar vermelho, morrendo o servo de Deus sufocado e queimado. Ele resistiu a apostasia até a morte.
 Cristo e as sua reprovações naquela igreja:
Dois grupos são citados por Cristo como responsaveis da contaminaçao da igreja e da sua reprovação: Os que seguem a doutrina de Balaão e os nicolaítas.
É importante salientar os dois estagios espirituais que a igreja de Pergamo passou:
1-      Eles vinham guardando a palavra e a doutrina de Cristo, mantendo-se fieis ao chamado de serem santos, separados.
2-      A estrategia de satanas mudou, ao invés de persegui-los, agora ele usaria a seduçao e o ecumenismo, e a igreja que antes se mantinha santa, passa a aceitar a influencia de satanas, trazendo assim a rejeição da parte do Salvador.

É importante lembrar sempre da carta aos hebreus no capitulo 2: Convem atentar com mais diligencia para as coisas que temos ouvido para que em tempo algum nos desviemos delas. A fidelidade a Cristo e à sua palavra não podem no decorrer dos anos de cristão mudarem, fiquemos atentos.

Doutrina de Balaão. O profeta chamado por Balaque para amaldiçoar Israel. Como O Espírito Santo é quem falava nos lábios do profeta, pois não se pode amaldiçoar o que Deus abençoou, Balaão aconselha Balaque a lutar não com tropas, mais a colocar entre os filhos de Israel mulheres sedutoras, que corromperam a adoração a Deus. Pergamo estava desse jeito: entregue a prostituiçao e as comidas sacrificadas.
Nicolaítas: o mesmo grupo que tentou influenciar a igreja de Éfeso, os efesios os odiavam, porém em Pergamo eles passaram a ter amizades e concordancia com suas suas doutrinas.
Eles ensinavam que podiam servir a Cristo de qualquer maneira, de viver como viviam os pagaos e incredulos, e quanto mais abusavam de seus corpos, maior seria o perdao, ensinavam que a graça podia ser vivida deliberalmente.

A advertencia.
A única maneira de se alcançar o perdão, a misericordia e o renovo com o Espírito Santo é atraves do arrependimento. Pergamo precisava voltar a santidade e expurgar o pecado de dentro da igreja.

O juizo.
Cristo vira batalhar com a espada da sua boca. Uma arma de dois fios, visitaria a todos, e aqueles que merecessem o juizo assim seria, e aos fiéis que permanecessem ou voltassem ao compromsso seriam poupados e teriam suas recompensas:

- Comer do mana escondido: Cristo, comunhao com Ele. O maná escondido refere-se ao banquete permanente que teremos no céu.
- Um pedra branca: a absolviçao. Era usada nos tribunais para veredicto dos jurados - A sentença de absolvição correspondia a uma maioria de pedras brancas e a de condenação a uma maioria de pedras pretas. O cristão é declarado justo, inocente, sem culpa diante do Trono de Deus.  Era usada como bilhete de entrada em festivais públicos - A pedrinha branca é símbolo da nossa admissão no céu, na festa das bodas do Cordeiro. Quem deixa as festas do mundo, vai ter uma festa verdadeira onde vai rolar alegria para sempre.
Pr Jeferson Rangel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...