sábado, 18 de agosto de 2012

Redenção


REDENÇÃO

Texto: Romanos 3.23,24: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus”

Introdução:
Hoje iremos estudar acerca da doutrina da redenção. Mais antes de irmos ao encontro dos textos que nos ensinam sobre esta doutrina, devemos identificar o significado desta palavra.
Redenção: Ato ou efeito de remir ou redimir. Resgate. O resgate do gênero humano por obra de Jesus Cristo. Livramento de alguma forma de escravidão com base no pagamento de um preço por um redentor.
Remir ou redimir: Resgatar, adquirir de novo, livrar da pena do inferno, expiar, fazer esquecer.
Podemos dizer que a doutrina da redenção consiste na liberdade da punição que o gênero humano merece, por meio da pessoa bendita de Jesus Cristo. Essa doutrina é de extremo valor na vida de um cristão, pois ela revela:
1-      A natureza do homem pecador; o injusto tornando-se justo;
2-      O propósito de Deus na história do gênero humano;
3-      O único meio pelo qual a raça humana alcança a salvação;
4-      Isenção de inocência quanto à perdição do pecador.
Veremos então a manifestação de Deus no Velho testamento sendo um remidor do seu povo, e a obra de Jesus Cristo tornando-se remidor de todo aquele que Nele crê.

A REDENÇÃO NO ANTIGO TESTAMENTO

No antigo testamento, a remissão está integralmente associada à vida familiar, social e nacional de Israel.
Um israelita podia agir como um redentor de algumas formas como:
·         Pagando um resgate para a libertação de um escravo: Levítico 25. 48 em diante.
·         A recuperação de um campo: Levitico 25.23 – 26.
·         Em favor de alguém que seria condenado a morte: Exodo 21. 28-30.

Deus sempre agiu como um redentor pelo seu povo, se manifestando a favor da vida daqueles israelitas no Egito e em Babilônia. Deus é chamado de autor da redenção:
Salmos 111:9 - Redenção enviou ao seu povo; ordenou a sua aliança para sempre; santo e tremendo é o seu nome.
Salmos 130:7-8 - Espere Israel no SENHOR, porque no SENHOR há misericórdia, e nele há abundante redenção. E ele remirá a Israel de todas as suas iniqüidades.
Isaías 43:1 - MAS agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.
Lucas 1:68 - Bendito o Senhor Deus de Israel, Porque visitou e remiu o seu povo.
Podemos ver o relacionamento de Deus com o seu povo, mesmo quando esse não merecia ser redimido. Deus seja louvado para todo sempre por sua redenção.
É por Ele ser esse Deus tão poderoso que Jó pode exclamar: Jó 19:25 - Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. Israel recebeu palavras de ânimo quando os inimigos o cercaram: Isaías 41:14 - Não temas, tu verme de Jacó, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o SENHOR, e o teu redentor é o Santo de Israel.


A REDENÇÃO NO NOVO TESTAMENTO

A redenção no Novo testamento é estritamente uma atividade divina que é realizada por Jesus Cristo. Embora a atividade redentora de Cristo tenha as suas manifestações físicas como, por exemplo: enfermidades, possessão, libertação, seu principal significado é o resgate espiritual da raça humana, escravizada pelo pecado: Marcos 10:45 - Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos. I Timóteo 1:15 - Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.
A libertação do pecador é assegurada com base no preço pago a Deus Pai por Jesus Cristo em sua morte na cruz, isso fica claro nos textos:
Tito 2:14 - O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.
Hebreus 9:12 - Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.
I Pedro 1:18-19 - Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado.
Cristo se manifestou em carne a fim de salvar a raça humana por intermédio da confissão de pecados e a fé no Seu Nome. Aos homens está reservada a ira para todo aquele que Nele não crer.
É triste quando entramos neste assunto de condenação, a conversa muda, o tom de voz se altera, as faces se transfiguram, mais não podemos deixar de lembrarmos aos homens que o único meio dele ser salvo da ira de Deus é se tornando um redimido por Cristo Jesus.

O ESTADO COMPLETO DA REDENÇÃO

Embora a obra da remissão já esta consumada através da morte e ressurreição de Cristo, os cristãos só terão seu estado de remissão completo na segunda vinda de Cristo. Paulo desperta os efésios e os lembra desse dia: Efésios 4:30 - E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.
Jesus Cristo tratando sobre os acontecimentos futuros disse aos seus discípulos: Lucas 21:28 - Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima. Isso testifica a veracidade de um corpo transformado em glória. Os textos a seguir também nos dão uma certeza da redenção do nosso corpo:
Romanos 8:23- E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.
Filipenses 3:20-21 - Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.
Ver 1 Corintios 15. 50-54, Mateus 13.43, Colossenses 3.4.

Conclusão:

A doutrina da redenção revela o grande, gloriosos e maravilhoso amor de Deus por nossas vidas, jamais devemos esquecer que fomos comprados por um precioso sangue. Os injustos se tornando justo por um Deus que é justo.
Maranata! Ora vem Senhor Jesus
Pastor Jeferson Rangel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...